Hoje, tive a honra de participar do evento do projeto “Planeta Mulheres Sustentáveis”, que visa reunir diferentes atores – desde o governo até empresários, pequenos e grandes, médicos, e muitos outros – cada um essencial dentro da sua realidade, para a promoção de práticas sustentáveis. Foi um espaço de troca de ideias, onde discutimos os problemas que nos afetam e como o meio ambiente nos influencia, assim como a maneira com que nossas ações impactam o mundo à nossa volta, e como o mundo à nossa volta nos impacta.
A cada fala, ficou claro que, apesar de virmos de diferentes experiências e contextos, todos compartilhamos um mesmo objetivo: o bem-estar e o equilíbrio entre o que está dentro e fora de nós.
O meio nos molda, e, ao mesmo tempo, temos o poder de moldá-lo.
É urgente que reconhecer que o momento de agir é agora. As novas tecnologias e práticas que surgem em resposta a esse contexto de interdependência nos permitem imaginar um futuro melhor. A legislação ambiental é um desses pilares, alimentando nossa esperança ao garantir o direito das presentes e futuras gerações a um meio ambiente saudável e habitável. Afinal, o planeta é a nossa casa comum, assim como cada um de nós tem sua própria “casa interna”, onde residem nossas reflexões, emoções e escolhas.
Seja qual for o nosso papel – mulheres, homens, líderes ou cidadãos –, todos fazemos parte dessa mudança. Cada ação cotidiana, cada prática adotada dentro das nossas realidades, tem o poder de transformar o contexto geral. O poder de escolha está em nossas mãos, e, por menor que pareça, toda atitude conta.
Ao mesmo tempo, estamos testemunhando o nascimento de uma nova economia, baseada em valores que promovem a sustentabilidade ambiental. Produtos, serviços e práticas que integram o meio natural e o ambiente criado pelo homem ganham novo significado e propósito. A criação agora segue uma nova diretriz: promover harmonia, preservação e bem-estar. E é para esse futuro que estamos caminhando. Cada passo, embora possa parecer pequeno, tem um impacto imenso, pois, como sabemos, tudo tem um começo. É nessa jornada que nossas escolhas, hoje, moldam o amanhã.
Nada é por acaso. Os desequilíbrios que vivemos nos impulsionam a agir, a refletir e a corrigir nosso curso. Este é um momento único, uma grande e necessária convocação para a ação em prol do bem comum. Uma chamada que toca profundamente em cada um de nós – pois todos somos responsáveis. Agora é o momento de repensar nossas escolhas de consumo, nossas práticas de trabalho e de criação, e o impacto que geramos em nossas relações e no ambiente ao nosso redor.
Embora a mudança muitas vezes seja algo que hesitamos em encarar, ela é a realidade que não podemos ignorar. O ser humano, por sua natureza, tende a resistir a ela, mas diante da urgência do cenário atual, não temos outra escolha. A sustentabilidade não é apenas um tema, é uma necessidade e uma responsabilidade global.
Vamos, portanto, nos unir para construir o futuro que desejamos. Vamos assumir nossos objetivos comuns, sonhar juntos, agir juntos e lutar por um mundo melhor. Cada passo conta e precisamos uns dos outros. E, juntos, podemos transformar o mundo em um lugar onde todos possam viver em equilíbrio, com mais bem-estar, justiça e uma consciência tranquila de que estamos plantando algo de bom para nossos filhos, netos, e mesmo para nós. Porque, no fim, é isso que todos nós buscamos: uma vida plena e harmoniosa, tanto com nós mesmos, quanto com as pessoas ao nosso redor.




Deixe um comentário